sexta-feira, 31 de julho de 2009

Abraão

Abraão, um homem de fé.

( Gn. 12,1-3 )

Abraão era um homem de grande fé. Viveu por volta do ano de 1850 antes de Cristo. Quando Deus o chamou a viajar para uma terra, ele deixou sua terra natal, UR, sem saber o que ia lhe acontecer, mas confiou no Deus que o chamava pelo nome e lhe dava uma missão. Hoje temos muitas pessoas que deixam sua cidade, estado até mesmo seu país, e vai atender ao chamado de Deus, para uma missão especial, às vezes muito longe de casa. Vamos ler na Bíblia a passagem que fala sobre Abraão, ou Abrão como era o seu nome. Leiam Gn. 12,1(-10; 17,1-8; 22,1-19)

Como Deus chamou Abraão ele também nos chama, nem sempre precisamos ir para outra cidade, ou país, mas quando deixamos de assistir a novela ou o programa de televisão de que gostamos ou um jogo de futebol, um ida ao clube, um passeio e dedicamos nosso tempo para o crescimento da comunidade e colocamos nossos dons a serviço do Reino de Deus, nos também somos missionários.

Abraão era uma pessoa muito boa porque acreditava em Deus, e fez a vontade dele. Abraão é chamado o homem de fé. Por causa de sua fé, deus fez de Abraão uma grande nação e deu um filho a sua mulher Sara que era estéril. (Leia Gn. 18, 9-14 e 21,1-7 )

Abraão acreditava em tudo que Deus lhe falava e por mais difícil que fosse fazer a sua vontade ele sempre obedecia. Mas um dia Deus pediu uma coisa tão difícil que Abraão achou que não agüentaria fazer. Vamos ler junto Gn. 22, 1-18.

Após a leitura deste trecho vamos refletir:

Vocês conhecem algum casal que não tem filhos, por que a mulher ou o homem são estéreis?_________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________

2) Como deve ser a vida de um casal que não consegue ter filhos?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Agora nós vamos criar uma história de um casal que não conseguia ter filhos. O começo pode ser assim: Roberto e Taís estavam casados já havia 10 anos e por mais que tentassem Taís não conseguia engravidar... (esta é uma sugestão, mas a história é livre e cada um pode fazer a sua como quiser)

Para Refletir:

Em lugar de um carro, uma bíblia:

Narra uma história que uma vez certo rapaz ia muito mal à escola e seu pai lhe propôs um acordo. - "Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular ganhará um carro de presente".

Por causa do carro, o rapaz passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. Sabia que a mudança era apenas fruto de interesse. E isso não era bom. O grande dia chegou. Foi aprovado no vestibular. O pai convidou a família e amigos para uma festa de comemoração. Elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente. Crendo que ali estavam as chaves, o rapaz abriu o pacote e encontrou uma bíblia.

O rapaz ficou visivelmente decepcionado, calou-se e jurou que jamais perdoaria o seu pai por não cumprir o que lhe prometera. Deixou a casa dos pais e foi morar com um amigo. O tempo passou, ele se formou, arrumou emprego e ignorou ainda mais o seu pai.

Todas as tentativas do pai para reatar os laços familiares foram inúteis. Até que um dia o velho, muito triste, adoeceu e não resistiu: faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a bíblia, que tinha sido o último presente do pai. Ao abri-la, encontrou um cheque e uma carta que dizia: "Meu filho, sei o quanto você deseja ter o carro. Prometi-lhe e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A BÍBLIA SAGRADA. Nela você aprenderá o Amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão de termos um Pai, louco de amor por nós."

Com profundo remorso, o filho então caiu em prantos.

Os profetas, anunciadores do Reino.

OS profetas denunciam as injustiças e anunciam o amor de Deus por seu povo.

Hoje falaremos de alguns profetas que estão na Bíblia e cada um tem um livro que conta suas visões.

Vamos ler um trecho do livro do profeta Amós: Am 3. 4,1 (ler todo o capitulo 3 e versículo 1 do cap. 4 )

Amós denunciava a injustiça que havia na sociedade daquela época, será que hoje há injustiças em nosso meio?

De revistas e jornais, tirem reportagens que falam das injustiças que acontecem hoje em nossa sociedade. ( pode ser feito em grupo, cada grupo escolhe uma noticia e depois de ler poderá comentar para toda a turma) façam um mural com as noticias encontradas.

Será que Deus quer isto?

No meio do povo de Israel existiam os profetas que tinham as revelações dadas por Deus e eles transmitiam para as pessoas o que tinha sido revelado, para alertar as pessoas sobre o modo como estavam vivendo. Para entender melhor faremos uma espécie de “entrevista” com o profeta Amós:

Catequista: Amós, conte-nos como é a situação do seu povo!

Amós: Sou lavrador, como a maioria do meu povo. A vida é dura, o trabalho pesado, ainda tem os patrões cobrando da gente. Às vezes é a seca que acaba com tudo.

Catequizando: Neste sofrimento, qual a sua maior riqueza?

Amós: O que me sustenta é minha fé no Deus da Aliança. Ele me tirou de detrás do rebanho e me disse: “ Vai, profetiza a meu povo de Israel” ( Amós 7, 15)

E observo: o povo que Deus libertou do Egito, agora foi escravizado pelos próprios irmãos. Por isso é que eu grito para os chefes: “Sois opressores do justo... violadores do direito dos pobres...(Amós 5,12).

“Oprimis o pobre e fazeis perecer a gente humilde desta terra” ( Amós 8,4 )

“ Faceais a balança pra poder ganhar um lucro injusto no preço de venda e vendeis até o refugo do trigo” ( Amós) 8,5-6)

Catequista: Amós, o que você falaria para as pessoas de hoje?

Amós: Uma coisa podeis fazer: é a prática da justiça e a procura sincera de Deus. Hoje muitas pessoas são excluídas da sociedade por que são pobres, negros, doentes, como era na minha época e assim como eu denunciei as injustiças aos poderosos da minha época, é preciso que haja pessoas corajosas que denunciem as injustiças e lutem pelos necessitados para que todos tenham o mesmo direito e falem de um Deus que liberta, que salva, e que vai pedir contas de tudo aquilo que fizerem a qualquer um dos pequeninos Dele.

“Buscai o Senhor e vivereis” (Amós 5,6)

“Detestai o mal, amai o bem e fazei reinar a justiça...” (Amós 5, 15)

Catequista: Depois que Amós falou essas verdades foi expulso daquela região. Será que hoje também acontece isto?

Um comentário:

  1. How to Play Baccarat: Rules, Strategy, and Strategy
    Learn how to play Baccarat for real money online. Learn basic 바카라 strategy, strategy, and หารายได้เสริม betting rules. Learn all about how 1xbet korean to play baccarat online and win big in our free money

    ResponderExcluir